O Dia Internacional da Criança com Cancro, foi criado em 2002 pela Childhood Cancer International (CCI) sendo celebrado anualmente a 15 de fevereiro.

Pretende-se com esta data consciencializar sobre o cancro infantil e expressar apoio às crianças e adolescentes com cancro, aos sobreviventes e suas famílias.

Neste Dia Internacional do Cancro Infantil, juntemo-nos para tornar o cancro infantil uma prioridade nacional e global de saúde infantil para garantir que haja recursos adequados para atender aos direitos básicos de todas as crianças com cancro, nomeadamente:

  • o direito ao diagnóstico precoce e adequado;
  • o direito a aceder aos medicamentos essenciais, que salvam vidas
  • o direito a tratamentos médicos adequados e de qualidade;
  • o direito ao tratamento sem dor e sofrimento e quando a cura não é atingível, o direito da criança a uma morte sem dor.

O tema deste ano é: #NoMoreBorders | #SemMaisFronteiras

Isto porque o cancro não conhece fronteiras, nem deveria a cura. Assim é necessário um acesso mais equitativo ao tratamento e atendimento a todas as crianças com cancro, em todos os lugares do mundo. De forma a reduzir “fronteiras” e aumentar o acesso aos cuidados e à cura do cancro infantil.

O objetivo da Iniciativa Global contra o Cancro Infantil da Organização Mundial da Saúde é eliminar toda a dor e sofrimento das crianças que lutam contra o câncer e alcançar pelo menos 60% de sobrevivência para todas as crianças diagnosticadas com câncer em todo o mundo até 2030. Isto representa uma duplicação aproximada da taxa de cura atual e salvará mais um milhão de vidas de crianças durante a próxima década.

Saiba mais sobre este importante dia aqui

#NoMoreBorders | #SemMaisFronteiras