A partir do dia 8 de julho, é possível candidatar-se à 3ª fase do concurso para o critério B1/B2 e Estudante Internacional dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais da Escola Superior de Saúde de Santa Maria (ESSSM).
Candidatura aos Cursos Técnico Superior Profissional
Na Escola Superior de Saúde Santa Maria ministramos os seguintes cursos Técnico Superiores Profissionais:
- Gerontologia e Cuidados de Longa Duração
- Secretariado Clínico
Estes cursos são ciclos de estudos, não conferente de grau académico, com a duração de quatro semestres letivos a que correspondem 120 unidades de crédito (ECTS), conducente ao diploma de técnico superior profissional.
CTESP Gerontologia e Cuidados de Longa Duração
CTESP Secretariado Clínico
CONDIÇÕES DE ACESSO
Os candidatos devem satisfazer as seguintes condições para o acesso e ingresso:
- Critério B1/B2 – Ser titular de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua qualificação profissional;
- Critério Estudante Internacional – Para efeitos de candidatura, o estudante internacional é o estudante que não tem nacionalidade portuguesa. Não são abrangidos pelo estatuto:
a) Nacionais de um Estado membro da União Europeia;
b) Os que, não sendo nacionais de um Estado membro da União Europeia, residam legalmente em Portugal há mais de 2 (dois) anos, de forma ininterrupta, em 31 de agosto do ano que pretendem ingressar no ensino superior, bem como os filhos que com eles residam legalmente;
c) Os que ingressem pelos regimes especiais de acesso e ingresso regulados pelo Decreto-Lei n.º 393-A/99, de 2 de outubro, alterado pelo Decreto-Lei n.º 272/2009, de 1 de outubro;
d) Os estudantes que se encontrem a frequentar uma instituição de ensino superior portuguesa no âmbito de um programa de mobilidade internacional;
Podem candidatar-se os estudantes internacionais:
a) Titulares de uma qualificação que dê acesso ao ensino superior emitido por uma autoridade competente (efetuada por prova documental ou exame escrito);
b) Titulares de um diploma do ensino secundário português ou de habilitação legalmente equivalente.
E que possuam as seguintes condições de ingresso:
a) A qualificação académica específica para ingresso;
b) O conhecimento da língua ou línguas em que o ensino é ministrado;
PROVAS DE INGRESSO E NOTA DE CANDIDATURA
Os critérios de seriação para acesso ao Curso Técnico Superior Profissional em Gerontologia e Cuidados de Longa Duração e ao Curso Técnico Superior Profissional em Secretariado Clínico são os seguintes:
Critério B1/B2:
Para se candidatar a um dos cursos de Técnico Superior Profissional da ESSSM necessita de cumprir os seguintes requisitos:
- Ter completado 23 anos até 31 de dezembro de 2024
- Ter aprovação nas provas especialmente destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos realizadas na ESSSM
As provas têm chamada única e são realizadas nas instalações da ESSSM.
Os candidatos serão seriados através da Prova Escrita (PE), da Apreciação do Currículo Escolar e Profissional (ACEP) e da Entrevista (E). Sendo que:
- A Prova Escrita (PE) tem subjacente avaliar os conhecimentos e competências, considerados indispensáveis ao ingresso e progressão no curso pretendido;
- A Apreciação do Currículo Escolar e Profissional (ACEP) do candidato visa avaliar a aptidão para frequentar o ensino superior;
- A Entrevista (E) destina-se, principalmente, para discutir e avaliar as motivações do candidato, e fornecer ao candidato informação sobre o curso pretendido.
- Para o cálculo da nota final de candidatura (NF), será utilizada a seguinte fórmula:
𝑁𝐹=35%𝑃𝐸+25%𝐴𝐶𝐸𝑃+40%𝐸
A nota final de candidatura será expressa na escala numérica de 0 (zero) a 20 (vinte) valores, considerando-se aprovados os candidatos com nota igual ou superior a 10 (dez) valores. São eliminados os candidatos que obtenham nota inferior a 10 (dez) valores em qualquer uma das provas.
Os critérios para a Apreciação do Currículo Escolar e Profissional (ACEP) e Entrevista (E), são estabelecidos pelo júri nomeado pelo Conselho de Direção.
Como critério de seriação para o Estudante Internacional, a ordenação dos candidatos é feita pelo júri, por ordem decrescente da classificação final expressa numa escala numérica inteira de zero (0) a vinte (20), devendo ser convertida para a referida escala as classificações expressas noutra escala, sendo que a classificação corresponde à melhor média aritmética das classificações obtidas.
PRAZOS DE CANDIDATURAS | 3ª FASE
A presente adenda refere-se ao ponto “8. Calendarização das ações” do edital de Candidatura ao Curso de Licenciatura da Escola Superior de Saúde de Santa Maria, para o ano letivo 2024/2025.
Os candidatos que ficarem com a menção de “Colocado” na Lista definitiva dos candidatos admitidos ao curso irão receber um e-mail com o dia e hora que a matrícula for agendada. Caso não seja possível a realização da mesma, devem responder ao respetivo e-mail a solicitar reagendamento.
CANDIDATURA
A candidatura deve ser efetuada, exclusivamente, on-line, através do website da ESSSM.
EMOLUMENTOS E BOLSAS DE ESTUDO
Podem consultar a Tabela de Propinas, Taxas e Emolumentos de 2024/2025, no website da ESSSM, no separador “Candidatos”. Os emolumentos devidos pelo processo de candidatura não são devolvidos em caso de situação de suplente/não colocado ou desistência do candidato.
Podem candidatar-se à atribuição de Bolsa de Estudo, através da Direção Geral do Ensino Superior (DGES), os estudantes matriculados e inscritos em estabelecimento de ensino superior não público. Para mais informações bolsas@santamariasaude.pt.
Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, pode entrar em contacto através do seguinte email: ingresso@santamariasaude.pt.