PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE EQUIPAMENTOS E PROJETOS SOCIAIS
APRESENTAÇÃO
A criação de uma pós-graduação em Gestão de Equipamentos e Projetos Sociais resulta do alargamento da responsabilidade social da ESSSM, que, num trabalho de parceria com várias instituições de cariz social, oferece uma resposta formativa alicerçada numa abordagem construtivista para a resolução/minimização dos problemas sociais, contribuindo para a modernização do Terceiro Setor ao formar para a implementação de práticas de intervenção social e organizacionais inovadoras.
O Terceiro Setor carateriza-se pela abrangência de organizações com significativa heterogeneidade interna, as quais se constituem como espaços privilegiados de mediação social, promotores de uma sociedade coesa e cuidadora, capaz de enfrentar os desafios contemporâneos onde os Direitos Humanos assumem o protagonismo.
A pós-graduação Gestão de Equipamentos e Projetos Sociais propõe, assim, uma abordagem com base em pressupostos de cidadania social ativa.
O público-alvo são todos os que têm ou pretendem vir a ter responsabilidades de gestão em organizações do setor social.
A concepção da formação baseia-se no principio da autonomia do formando, na complementaridade entre conhecimento académico e experiências e práticas das organizações sociais e na articulação entre a ESSSM e responsáveis de Equipamentos Sociais.
O QUE DISTINGUE ESTE PROGRAMA FORMATIVO
- Possibilita o desenvolvimento de uma visão global sobre a temática do Terceiro Setor
- Possibilita a aquisição de instrumentos adequados de gestão e organização
- Proporciona a compreensão de novos paradigmas de abordagem das práticas institucionais da intervenção social relacionadas com o paradigma das políticas ativas
- Fomenta o desenvolvimento de competências para a implementação de estratégias de intervenção integradas na visão estratégica das instituições
- Promove uma interação privilegiada com um corpo docente especializado e reconhecido, que alia a excelência académica à experiência prática e conhecimento da realidade
- Permite a interação, discussão e partilha com vários interlocutores e atores privilegiados
- Utiliza a metodologia de ensino-aprendizagem assente no problem based learnig (PBL) na qual os formandos terão oportunidade de trabalhar casos práticos construídos a partir da realidade numa interação entre a teoria e a prática
- Contempla a realização de um trabalho final subordinado às temáticas fundamentais da pós-graduação elaborado sob a forma de artigo científico com publicação em E-book.
Com o apoio:
DATA DE INÍCIO
Informação disponível em breve.
AULAS
- terças-feiras e quintas-feiras (17:00 – 19:00)
DURAÇÃO
A pós-graduação contempla 750 horas totais, das quais 150 videopresenciais e confere 30 ECTS (1ECTSx 25 h) atribuindo-se 1 ECTS por cada 25 horas de trabalho estimado do formando.
REGIME DE FREQUÊNCIA
Atendendo ao contexto atual do País e à necessidade de responder à variedade de públicos que poderão frequentar esta PG, a formação decorrerá apenas em regime videopresencial (síncrono) e disponibilização em podcast onde poderão ser visionados todos os tempos de interação (aulas). Seminários, fóruns de discussão e tutorias complementarão as atividades. O objetivo assumido é que este seja um curso de nova geração aliando as metodologias clássicas a novas formas de interação, de responsabilização dos formandos e de desenvolvimento do pensamento crítico.
Os estudantes podem matricular-se em áreas temáticas ou apenas em módulos. O diploma de pós-graduação exige a frequência de todos os módulos e aproveitamento final, mas é possível frequentar apenas módulos isolados e obter a respetiva certificação embora sem atribuição de ECTS.
OBJETIVOS E COMPETÊNCIAS DE APRENDIZAGEM
- Contribuir para melhorar as práticas de gestão das instituições sociais com especial relevância para as que acolhem utentes vulneráveis e com limitações de autonomia;
- Mobilizar conceitos e fundamentos técnicos indispensáveis ao exercício de lideranças e cargos de gestão em organizações sociais ;
- Fornecer um conjunto de quadros conceptuais, metodológicos e organizacionais indispensáveis aos gestores das instituições sociais e que lhes sirvam de suporte no desenvolvimento de práticas de gestão mais atualizadas e inovadoras;
- Mobilizar quadros concetuais críticos na promoção de projetos de vida autónomos;
- Desenvolver projetos de autonomia (relativa) de vida, de acordo com os vários contextos de atuação;
- Identificar as tendências futuras ao nível da oferta e da procura de equipamentos sociais em função da evolução das necessidades da população decorrente do aumento da longevidade e da evolução das políticas de inclusão;
- Promover a criatividade e a inovação na gestão de equipamentos sociais numa perspetiva de negócio social sem fins lucrativos, mas com preocupações de rentabilidade, e eficiência económica favorecendo a inclusão de populações mais desfavorecidas;
- Desenvolver o pensamento crítico face à complexidade da realidade social e formas de intervenção.
COORDENAÇÃO
PLANO DE ESTUDOS
* No contexto das atividades letivas pode haver a necessidade de captação de imagens (simulação, eventos, seminários, role play, entre outros).