Hoje assinala-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
A Declaração Universal dos Direitos do Homem foi proclamada no dia 10 de dezembro de 1948, pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.
A data pretende homenagear o empenho e a dedicação de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos e terminar com todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos os cidadãos.
Em Portugal, hoje celebra-se o Dia Nacional dos Direitos Humanos, com a realização da Cerimónia de Entrega do Prémio Direitos Humanos, no próximo dia 13 de dezembro, presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
O Prémio, criado em 1998, ano em que se comemorou o 50.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem, destina-se a ”reconhecer e distinguir o mérito da atividade de cidadãos portugueses ou estrangeiros e de organizações não governamentais que contribuam para a divulgação ou o respeito dos direitos humanos, ou ainda para a denúncia da sua violação, no país ou no exterior”.
O Prémio Direitos Humanos 2017 é atribuído à Cruz Vermelha Portuguesa, pela atuação junto das populações afetadas pelos incêndios florestais ocorridos este ano em Portugal.
Conheça o programa da cerimónia aqui.