Seminário de Terapia Ocupacional “Abordagem centrada na pessoa com demência”

No passado dia 18 de junho, os estudantes do 3.º ano da Licenciatura em Terapia Ocupacional  participaram num seminário promovido no âmbito da unidade curricular Terapia Ocupacional nas Pessoas Mais Velhas.

A sessão foi dinamizada pela Terapeuta Ocupacional Patrícia Paquete, CEO da Humanamente, Lda. e da Demwell, reconhecida pela sua experiência na intervenção com pessoas mais velhas, formação profissional e desenvolvimento de projetos inovadores na área do envelhecimento.

Ao longo do seminário, a convidada partilhou o seu percurso profissional, os desafios e oportunidades da prática clínica e comunitária, bem como a sua experiência enquanto empreendedora na área da saúde. Através de uma abordagem dinâmica e inspiradora, destacou a importância de uma intervenção centrada na pessoa, assente no respeito pelas suas necessidades, interesses e potencialidades, contribuindo para a promoção da participação ocupacional e da qualidade de vida das pessoas mais velhas.

Para além da partilha de conhecimentos técnicos e científicos, Patrícia Paquete incentivou os estudantes a desenvolverem uma postura crítica, reflexiva e empreendedora, reforçando a importância da inovação, da investigação e da aprendizagem contínua na construção de percursos profissionais de excelência.

Esta iniciativa constituiu uma oportunidade privilegiada de aprendizagem e contacto com a realidade profissional, permitindo aos estudantes aprofundar conhecimentos e refletir sobre os desafios atuais e futuros da Terapia Ocupacional no contexto do envelhecimento.

A Santa Maria Health School – Escola Superior de Saúde de Santa Maria agradece à Terapeuta Ocupacional Patrícia Paquete a sua disponibilidade, generosidade e valioso contributo para a formação dos futuros profissionais de Terapia Ocupacional.”