A Santa Maria Health School – Escola Superior de Saúde de Santa Maria (SMHS), através do Gabinete de Atendimento e Apoio ao Estudante (GAApE), marcou presença no I Congresso Internacional “Conversas de Igual para Igual – Intervenção Comunitária e Transformação Social”, que decorreu nos dias 6 e 7 de novembro de 2025, em Amarante.
O evento promovido pelo Município de Amarante em parceria com a Universidade Portucalense Infante D. Henrique (UPT) e com o apoio científico do CINTESIS.UPT/RISE Health, reuniu profissionais, investigadores e especialistas de Portugal e Espanha com o propósito de refletir sobre os desafios contemporâneos das famílias, a importância da coesão social e a necessidade de uma intervenção comunitária mais próxima, inclusiva e colaborativa.
Ao longo de dois dias, o programa integrou sessões temáticas, mesas-redondas e intervenções de keynote speakers, centradas nos desafios das famílias e na transversalidade da intervenção em contextos sociais e comunitários. Entre os temas em debate destacaram-se as transformações nos paradigmas familiares, o envelhecimento da população, a diversidade crescente dos modelos familiares e o impacto da era digital como “o inimigo silencioso” nas dinâmicas sociais.
Durante o congresso, o GAApE destacou a apresentação de três posters científicos: “The Role of the Student Support Office as an Agent of Social Transformation: An International Internship Report”, elaborado por Alycia Vitória dos Santos (estagiária de Psicologia no GAApE ao abrigo do programa de Mobilidade Internacional da Faculade de CMMG); “Praxis and Interculturality in Psychology: A Cross-Cultural Internship Experience”, desenvolvido por Isabela Araújo Pícoli (estagiária de Psicologia no GAApE ao abrigo do programa de Mobilidade Internacional da Faculade de CMMG); e “Santa Maria Solidária in Action: Promoting Social and Life Skills through Community Volunteering Projects”, elaborado pelo GAApE. Estes trabalhos refletiram o compromisso da SMHS com a inclusão, o voluntariado e a formação intercultural dos estudantes.
Com mais de uma década de existência, a Campanha Amarante de Igual para Igual tem-se afirmado como um símbolo do compromisso do município com a igualdade de oportunidades, a inclusão e o respeito pela diversidade, sendo este congresso um marco na consolidação desse percurso e na partilha de boas práticas de intervenção comunitária e transformação social.
O GAApE e a SMHS congratulam o Município de Amarante e a Universidade Portucalense, pela primeira edição do Congresso Internacional “Conversas de Igual para Igual” sobre Intervenção Comunitária e Transformação Social, reforçando o compromisso institucional na promoção da saúde mental, no desenvolvimento humano e na intervenção social integrada, reconhecendo a importância das redes colaborativas na construção de comunidades mais resilientes e equitativas.





