GAApE dinamiza workshop sobre saúde mental no Movimento Giofrater

No dia 27 de agosto o Gabinete de Atendimento e Apoio ao Estudante da Santa Maria Health School – Escola Superior de Saúde de Santa Maria (Porto) dinamizou um Workshop sobre Saúde Mental, com o mote “Pontes Alinhadas”. Com a presença de 25 jovens, o workshop decorreu no Casal do Geraldo de Cima, na Chamusca, em Santarém, no âmbito do acampamento anual do Movimento Giofrater.

O objetivo foi trabalhar as relações humanas, promovendo o autoconhecimento, a empatia e o fortalecimento dos vínculos interpessoais, através de dinâmicas que estimularam a escuta ativa, o respeito pelas diferenças e a cooperação.


As diferentes atividades permitiram dar voz aos participantes para partilharem pensamentos e sentimentos sobre amizade e empatia. Através de um conjunto de questões – “Que qualidade valorizas num/a amigo/a?” ou “O que significa para ti a frase ‘Escutar é construir pontes’?” — criou-se uma teia simbólica de relações. As dinâmicas trabalharam também a complexidade das redes de dependência e de resolução de conflitos. Os participantes foram convidados a observar os próprios pensamentos, reações emocionais e atitudes durante o processo, promovendo o autocontrolo e a capacidade de negociar em situações de maior desafio.


No decurso do Workshop, cada grupo refletiu sobre o que a sua “ponte” construída representava e como a experiência espelhava os desafios e aprendizagens da relação humana. Com o “Mural das Pontes Alinhadas” construímos uma estrutura visual do que sustenta os vínculos entre as pessoas.


Esta ação demonstrou que construir pontes exige tempo, presença e intenção, mas os resultados são transformadores. Ao longo das atividades, os jovens não só aprofundaram o conhecimento de si próprios, como também fortaleceram os laços entre si, criando um ambiente seguro e acolhedor onde todos puderam ser ouvidos e valorizados.


O Workshop “Pontes Alinhadas” alertou que relacionar-se bem é uma competência que se aprende, que se pratica e que se cultiva — e que vale a pena investir em espaços que promovam essa aprendizagem.