No seguimento da sua participação na International Conference on Frailty and Geriatric Assessments 2025, a equipa europeia do Projeto CAPAGE – que inclui membros da FH Joanneum (Áustria), Universidade da Corunha (Espanha), JAMK University of Applied Sciences (Finlândia) e Escola Superior de Saúde Santa Maria (ESSSM, Portugal) – esteve envolvida em importantes atividades no Sri Lanka entre os dias 18 e 21 de fevereiro de 2025.
Visita e validação do Laboratório da Universidade de Colombo
No dia 18 de fevereiro de 2025, foi inaugurado o novo laboratório da Faculdade de Medicina da Universidade de Colombo, numa cerimónia que contou com a presença de várias personalidades ilustres, incluindo:
- Prof. Vajira Dissanayake, Dean da Faculdade de Medicina da Universidade de Colombo
- Prof. H.D. Karunaratne, Vice-Chancellor da Universidade de Colombo
- Dr. Anil Jasinghe, Secretário do Ministério da Saúde e Media do Sri Lanka.
Dois dias depois, a equipa do projeto visitou oficialmente o laboratório para realizar a validação do protocolo do laboratório, garantindo que as instalações cumprem os requisitos técnicos e científicos para a avaliação geriátrica funcional e o ensino na área do envelhecimento saudável.
Visita ao Laboratório da Universidade de Ruhuna, na cidade de Galle
No dia 21 de fevereiro de 2025, Christoph Palli (FH Joanneum), Duarte Pereira (ESSSM) e Vanessa Sousa (ESSSM) deslocaram-se à cidade de Galle, na província de Ruhuna, para visitar o laboratório da Universidade de Ruhuna e realizar a sua validação.
A validação destes laboratórios incluiu:
- Revisão de uma checklist detalhada sobre espaço físico, acessibilidade, ventilação, segurança, equipamentos adquiridos, organização de recursos humanos e questões éticas, como a proteção e armazenamento de dados.
- Questões estratégicas sobre os utilizadores principais do laboratório, o acesso às instalações e estratégias para aumentar a sua visibilidade e utilização.
- Avaliação de atividades e metodologias utilizadas nos laboratórios, material e equipamento disponível, a sua aplicabilidade e utilização.
- Realização de uma análise SWOT, com a participação de docentes e estudantes das universidades, identificando pontos fortes, desafios, parcerias com instituições de saúde e estratégias para o bom funcionamento dos laboratórios.
Houve ainda tempo para o colega da FH Joanneum, Christoph Palli, realizar uma conferência para um auditório repleto de estudantes e docentes da Universidade de Ruhuna, intitulada “Dysphagia in Stroke & Dementia”, abordando a importância da identificação e tratamento precoce da disfagia em pacientes com acidente vascular cerebral e demência.
Com estas visitas, a ESSSM reforça o seu compromisso com a qualidade da educação e da investigação na área da geriatria, contribuindo para a criação de laboratórios de referência no Sri Lanka.
A participação neste projeto insere-se no CAPAGE – Promoting Academic and Professional Excellence in Health Care to Meet the Challenges of Aging in Sri Lanka, um projeto financiado pela União Europeia que visa melhorar a formação e os serviços na área do envelhecimento saudável.




