ESSSM presente na formação das FMNS “O dom dos estigmas”

Realizou-se no passado dia 18 de Maio o segundo encontro de formação franciscana partilhado por irmãs e leigos com responsabilidades nas várias obras, colégios, hospital, escola de saúde e outras.

O tema foi “O dom dos estigmas”, cujo 800° aniversário se comemora, e cuja importância para a compreensão da dimensão espiritual de São Francisco de Assis é muito relevante.

Os estigmas são as marcas das chagas de Cristo no seu próprio corpo. Segundo relatos históricos, São Francisco recebeu os estigmas em 1224, durante uma experiência mística no Monte Alverne, na Itália.

Ele teve a visão de um ser celestial com seis asas, que se assemelhava a um serafim, e sentiu uma intensa dor nas mãos, pés e lado. Pouco depois, marcas semelhantes às chagas de Cristo apareceram no seu corpo, e São Francisco passou a carregá-las pelo resto de sua vida.

Os estigmas de São Francisco são considerados um sinal da sua profunda união espiritual com Cristo e do seu compromisso em seguir os ensinamentos do Evangelho.

O carisma franciscano continua perfeitamente atual ao fazer da paz, do amor, da ajuda aos mais carentes e desfavorecidos, do respeito pela natureza e da união com Jesus e a sua Igreja o caminho do futuro.