A 3 de dezembro celebra-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, promovido pelas Nações Unidas desde 1998. Este dia tem como objetivo difundir uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas. Procura, também, aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela inclusão das pessoas com deficiência em cada aspeto da vida política, social, económica e cultural.

Em Portugal, a inclusão tem ainda um longo caminho a percorrer. A falta de informação e conhecimento sobre o tema leva à inércia da exclusão, mesmo que inconsciente, seja por condições de deficiência ou desigualdade social. 

A Escola Superior de Saúde de Santa Maria associa-se à iniciativa do Blogue “A mãe da Maria”, da Ana Rebelo, divulgando a petição online para a Criação do Dia da Inclusão.

Através desta petição pretende-se recolher assinaturas e enviar esta proposta para a Assembleia da República, com o objetivo de consagrar em Portugal (e depois na Europa) o Dia da Inclusão.

É necessário que a inclusão esteja na linha da frente da missão das estruturas sociais, institucionais e políticas, sendo imperativo dar-lhe o devido seguimento. A criação do Dia da Inclusão segue as linhas prioritárias de desenvolvimento nacional e europeu e trará a todos uma nova dinâmica de missão a que muitos, sabemos, se quererão juntar. 

Existe uma enorme capacidade de evolução, e por isso é urgente que a sociedade não seja desincentivada por atitudes, preconceitos ou barreiras. Criar o Dia da Inclusão é inscrevê-la como missão prioritária para a nossa sociedade e potenciar mudanças positivas nas instituições e no desenvolvimento do país.

Apoie esta causa e assine a Petição. Se nada fizer, nada mudará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *