PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA


APRESENTAÇÃO

As doenças respiratórias e cardiovasculares, segundo dados da Direção Geral de Saúde, são as principais causas de morte e dependência em Portugal. No entanto, o Relatório do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias assinala que apenas 2% dos doentes, com indicação para Programas de Reabilitação Respiratória, têm acesso a intervenção.

Quanto aos doentes com doença Cardiovascular, segundo o Despacho n.o 8597/2017, Portugal tem uma das mais baixas taxas de doentes incluídos em Programas de Reabilitação Cardiovascular da Europa. Apenas 8 % dos doentes com enfarte do miocárdio participam nestes programas, sendo a taxa média de participação europeia superior a 30 %.

Sendo a Fisioterapia a terceira maior profissão prestadora de cuidados de saúde na Europa, em Portugal são aproximadamente 11.000 Fisioterapeutas, somente 150-200 realizaram formação académica e pós-graduada específica em Fisioterapia Cardiovascular e Respiratória, com competências para intervir em Programas de Reabilitação Respiratória e Reabilitação Cardiovascular, segundo dados relativos ao Grupo de interesse em Fisioterapia Cardiorrespiratória de 2017.

Face a esta escassez de recursos humanos, com competências diferenciadas na área da Fisioterapia Cardiovascular e Respiratória, a Escola Superior de Saúde Santa Maria apresenta uma Pós-Graduação em Fisioterapia Cardiorrespiratória.

Este curso tem o objetivo de responder às necessidades dos Fisioterapeutas na sua prática profissional, tendo em conta as recomendações internacionais para o ensino da Fisioterapia Cardiorrespiratória, como a European Respiratory Society e a European Society of Cardiology, de modo a capacitar o Fisioterapeuta para uma intervenção diferenciada ao nível da Fisioterapia Cardiovascular e Respiratório em contexto hospitalar, comunitário e domiciliar.

DATA DE INÍCIO

Informação disponível em breve.

AULAS

  • Sexta-feira à tarde;
  • Sábado todo o dia.

DURAÇÃO

O curso terá a duração de 10 meses, 360 horas de contacto, 60 ECTS.

DESTINATÁRIOS

Licenciados em Fisioterapia.

Deseja receber mais informações sobre este curso?

COORDENAÇÃO

Alexandre Silva
Coordenador

PLANO DE ESTUDOS

Plano de Estudos PG Fisioterapia Cardiorrespiratória

* No contexto das atividades letivas pode haver a necessidade de captação de imagens (simulação, eventos, seminários, role play, entre outros).


INFORMAÇÃO ADICIONAL