CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DE SAÚDE DE FAMÍLIA


APRESENTAÇÃO

O enfermeiro de família é um profissional de saúde que integra a equipa multidisciplinar com o objetivo de prestar cuidados de enfermagem globais a um grupo de famílias, ao longo do seu desenvolvimento, em todos os processos de vida e também nos vários contextos da comunidade.

O foco dos cuidados são as dinâmicas familiares, as suas relações, a sua estrutura e funcionamento, bem como a relação entre os diferentes subsistemas e a família. Os cuidados de enfermagem dirigidos à família são prestados em contexto de saúde e doença.

As famílias estão sujeitas a problemas quando os fatores de stress afetam as suas linhas de defesa, e, a reação familiar vai depender da forma como estes fatores afetam a unidade familiar e a sua capacidade de adaptação, com vista a preservar ou restaurar a estabilidade da família e o seu normal funcionamento.

É nesse sentido que a Pós-Graduação em Enfermagem de Saúde de Família pretende contribuir para que os profissionais progridam de uma prática de enfermagem em que a família é considerada como um contexto de cuidados, para uma intervenção em que se considera a família como unidade de cuidados, em que o enfermeiro especialista interage com as famílias com recurso a uma metodologia específica.

DATA DE INÍCIO

Em atualização.

AULAS

Em atualização.

DURAÇÃO

O curso terá a duração de 10 meses, 252 horas de contacto, 30 ECTS.

DESTINATÁRIOS

Licenciados em Enfermagem ou equivalente legal.

Deseja receber mais informação sobre este curso?

COORDENAÇÃO

Catarina Simões
Coordenadora

PLANO DE ESTUDOS

* No contexto das atividades letivas pode haver a necessidade de captação de imagens (simulação, eventos, seminários, role play, entre outros).


INFORMAÇÃO ADICIONAL