O Mês de outubro é assinalado por duas efemérides: a 15 de outubro assinala-se o Dia Mundial da Saúde da Mama e a 30 de outubro o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama. É no período compreendido entre estas datas que a Liga Portuguesa Contra o Cancro desenvolve o movimento “Onda Rosa” procurando incentivar à prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.

O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres (não considerando o cancro da pele), e corresponde à segunda causa de morte por cancro, na mulher.

Em Portugal, anualmente são detetados cerca de 6.000 novos casos de cancro da mama, e 1.500 mulheres morrem com esta doença.

A prevenção é fundamental quando se pretende evitar qualquer dor ou doença da mama. O autoexame é a forma mais simples de detetar tumores nas fases iniciais e só demora alguns minutos. Faça a mamografia e, quando adequado, ecografia. Compareça ao rastreio do cancro da mama, quando convocada, sobretudo a partir dos 40-45 anos.

A ESSSM está mais uma vez a apoiar a Liga Portuguesa Contra o Cancro na 5.ª edição do movimento Onda Rosa que procura estimular a participação da população no controlo do cancro da mama.

Nos dias 15 e 30 de outubro podes adquirir t-shirts, toalhas de desporto, garrafas, bolsas, atacadores e lenços a preços simbólicos, no átrio de entrada da Escola, sendo que o valor integral das vendas reverterá a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

No dia 30 estamos a desafiar toda a comunidade académica a pintar a Escola de rosa, por isso, será dia de vestir uma peça rosa.

Mergulha na onda rosa e contribui para esta causa!