No dia 1 de dezembro comemora-se o Dia Mundial da Sida. Este dia visa alertar as pessoas para a necessidade de prevenção e de precaução contra o vírus da SIDA. Este vírus ataca o sistema sanguíneo e o sistema imunológico do doente.

Em Portugal, no ano de 2017, foram diagnosticados 1068 novos casos de infeção por VIH, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

Os novos diagnósticos ocorreram maioritariamente (99,6%) em indivíduos com idade ≥15 anos, 46,4% dos quais residentes na Área Metropolitana de Lisboa. A maioria (72,0%) registou-se em homens, a idade mediana ao diagnóstico foi 39 anos, a maior taxa de novos diagnósticos (24,8 casos/100 mil habitantes) observou-se no grupo etário 25-29 anos. Para mais informações consulte o relatório em acesso aberto aqui.

O vírus da imunodeficiência humana (VIH) é uma infeção que, se identificada e tratada a tempo, não chegará a evoluir para a síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA).

Todas as pessoas que têm comportamentos de risco, como sexo sem preservativo ou partilha de seringas, devem fazer o teste.

O teste é gratuito, anónimo e confidencial. Basta aceder a www.redederastreio.pt para saber o local mais próximo onde o poderá realizar.