GAApE inicia sessões de formação em voluntariado para Projeto “Cuidar à Porta”

No decurso do mês de novembro o Gabinete de Atendimento e Apoio ao Estudante (GAApE) da Santa Maria Health School realiza sessões de formação para os/as voluntários/as que se inscreveram no Projeto “Cuidar à Porta”. Este projeto de voluntariado tem como principal objetivo auxiliar pessoas em situação de solidão/isolamento social e cuidadores informais através da realização de tarefas não especializadas.

Durante a sessão foi refletido com as/os estudantes a Lei 71/98 do voluntariado, as expectativas e os receios, a importância do autoconhecimento, bem como as características necessárias para se exercer a atividade voluntariado de forma responsável, comprometida e desinteressada.

Ainda existiu espaço para “Escutar com Presença”, realizando role-plays onde foi possível simular diferentes papéis, promovendo a escuta ativa.

Além disso, foram apresentados diferentes dilemas com os quais se podem deparar no contexto real de voluntariado e potenciar a reflexão sobre o que é possível ou não fazer.

Foi dado, assim, o primeiro passo para que as/os estudantes possam iniciar este projeto, com as ferramentas necessárias e as expectativas alinhadas.