No dia 24 de março teve início a experiência de mobilidade, ao abrigo do “Erasmus+ Staff Mobility for Training” no Student Support and Adaptation Center (em polaco: Studencki Ośrodek Wsparcia i Adaptacji – SOWA).
O SOWA, criado em 2019, é um projeto dirigido, essencialmente, aos estudantes a tempo integral e aos doutorandos da Jagiellonian University, em Cracóvia, na Polónia. Os funcionários da universidade também podem aceder a este apoio.
Assim, o SOWA disponibiliza intervenção em situações de crise psicológica, apoio no processo de adaptação dos/as estudantes à universidade, promoção da literacia em saúde mental e, ainda, disponibilização de redes de apoio no caso de existir necessidade de existir uma intervenção mais prolongada no que se refere à psiquiatria ou à psicoterapia.
A Marta Kubisiak, psicóloga, especialista em intervenção em crise, apresentou de forma muito pormenorizada o trabalho do departamento, no que se refere à consulta individual e de intervenção em grupo (por exemplo, workshops), convidando, ainda, o psiquiatra membro da equipa, Dr. Krzysztof Bańczyk, na abordagem das problemáticas mais prementes em consulta individual.
A equipa de saúde mental, formada maioritariamente por profissionais da Psicologia, têm ainda ao longo da semana, reuniões semanais de equipa, supervisão individual com um/a psicólogo/a sénior e momentos de intervisão entre pares.
Um agradecimento muito especial à forma disponível e amável como a Marta me acompanhou neste primeiro dia, bem como ao projeto SOWA e à Jagiellonian University por abrir as portas ao Gabinete de Atendimento e Apoio ao Estudante da Santa Maria Health School.

