Este projeto de intervenção comunitária tem como base um atendimento de enfermagem, às terças feiras, das 18h às 19h e pretende dar resposta aos utentes da Porta Solidária, um projeto da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Marquês e com o apoio da Associação Caregivers Portugal. Nos atendimentos semanais, realiza-se uma triagem dos casos, numa sala disponibilizada pela paróquia. É disponibilizada aos utentes uma resposta direta, sempre que possível. Nos casos em que tal não seja possível, o caso será encaminhado posteriormente para os serviços de referência.

A coordenação do projeto, assegurará a circulação da informação e fará o acompanhamento dos casos dos utentes que manifestem interesse nisso.

Cada novo utente terá que preencher um consentimento informado e um questionário de caracterização sociodemográfica. Será, ainda aplicada o instrumento de rastreio cognitivo Mini Mental State Examination.

A cada utente são realizados rastreios de avaliação de tensão arterial e de glicose. É, também, calculado o IMC. Todos os materiais necessários a este diagnóstico são preparados pela coordenação e entregues ao docente/enfermeiro responsável no dia em que dinamizará a sessão acompanhado dos estudantes voluntários.


 

Equipa

Prof. Mafalda Silva

Coordenadora

 

Prof. Manuel Azevedo

 

 

Dra. Tânia Martins