• título da imagem

Participação no ENPHE Seminar 2018

15 abr 2018

De 12 a 14 de abril realizou-se o seminário anual da ENPHE - European Network of Physiotherapy in Higher Education, na University College Absalon, em Roskilde - Dinamarca, reunindo 154 participantes (estudantes e professores) em representação de 37 instituições de ensino superior e 15 países Europeus.

A ENPHE promove anualmente dois encontros, um seminário e uma conferência. No seminário os participantes estão organizados em diferentes grupos de trabalho. Desde 2016, a Professora Daniela Simões é membro ativo do grupo de trabalho “Aprendizagem Baseada na Prática”, em colaboração direta com os professores Gert-Jan Kordes (facilitador principal do grupo), da escola FH JOANNEUM, em Graz - Áustria, e Marian den Daas-Kooimans, da escola Hogeschool Rotterdam, em Roterdão - Holanda. Além de Portugal, Áustria e Holanda, neste grupo de trabalho estavam ainda representados professores dos seguintes países: Bélgica, Espanha, Lituânia, Malta e Dinamarca. Durante três dias muito intensos, este grupo analisou o perfil dos educadores clínicos/ tutores clínicos nos diferentes países e delineou algumas recomendações para a seleção destes profissionais.

Nas sessões plenárias, além de serem apresentado os objetivos, e posteriormente os resultados, de todos os grupos, foi apresentado o novo site da ENPHE e apresentadas algumas propostas de reestruturação da associação, principalmente com vista à sua legalização profissional. Estas propostas serão completamente apresentadas e votadas na conferência 2018, que se realizará em setembro, em Paris - França.

O aumento da internacionalização é um dos grandes objetivos e desafios da Escola Superior de Saúde de Santa Maria, motivo pelo qual a presença de docentes da escola nestes encontros tem sido extremamente positiva. A presença nos encontros já permitiu a celebração de protocolos ERASMUS com algumas escolas, o convite para a participação em projetos de investigação com cooperação internacional e a divulgação, a colegas dos mais diversos países, da escola e do trabalho realizado pelos docentes do curso de Licenciatura em Fisioterapia.