• título da imagem

Nova aposta da ESSSM no corpo científico do CTeSP

14 set 2018

Motivada pela aposta da ESSSM em construir uma equipa cada vez mais qualificada, a Doutora Célia Sousa vem, no corrente ano letivo, reforçar o corpo docente do curso Técnico Científico de Gerontologia e Cuidados de Longa Duração.

Com Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade Comunicação pela UNEX, investigadora Integrada do Centro de Investigação interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, Célia Sousa é também membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade (SUPERA).

Na última década tem desenvolvido projetos nas áreas das Tecnologias de Apoio e da Comunicação Aumentativa e colaborado como consultora nas áreas da acessibilidade e inclusão com diferentes entidades nacionais e internacionais entre as quais se destaca trabalho de consultoria para implementação da legislação da educação inclusiva com o Governo de Cabo Verde. É Autora e Coautora em diferentes publicações nacionais e internacionais nas áreas das Tecnologias de Apoio, Comunicação Aumentativa e Educação Especial. Recebeu em 2007 o Troféu Afonso Lopes Vieira, na Categoria de Comunicação pelo Semanário Região de Leiria, em 2015 o Prémio Iniciativa de Alto Potencial em Inovação e Empreendedorismo Social, com o Projeto de Leitura Inclusiva Partilhada (PLIP), e Projeto Mil brinquedos Mil Sorrisos, pelo Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social (MIES) em 2017 o Prémio "EKUIzador do Ano" pela Associação LEQUE, em 2018 o Prémio “Acesso Cultura 2018” com o projeto do livro multiformato “A rainha das Rosas”. Participa desde 2016 como comentadora no programa a “Tarde é Sua” da cadeia de Televisão TVI na rúbrica “A Inclusão – Casos de Sucesso”. Como hobby escreve histórias infantis.