• título da imagem

Dia Mundial do Rim

14 mar 2019

O Dia Mundial do Rim comemora-se na segunda quinta-feira do mês de março, que este ano acontece a 14.

A campanha de 2019 será focada no peso da doença renal na população, a necessidade do acesso aos cuidados de saúde e a importância da prevenção, com o tema: “Saúde Renal para Todos em Qualquer Lugar”.

Estima-se que 850 milhões de pessoas em todo o mundo apresentem doenças renais de várias causas.

Tanto a doença renal crónica como a lesão renal aguda contribuem para o aumento significativo da morbilidade e mortalidade e surgem maioritariamente nos grupos de maior risco que incluem doentes com diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, obesidade, doenças auto-imunes ou história familiar de doenças renais.

Em Portugal a prevalência de doentes sob tratamento substitutivo da função renal tem vindo a aumentar anualmente e a incidência de doentes em diálise é das mais elevadas da europa.

Este ano, o dia mundial do rim propõe-se mais uma vez a sensibilizar a população para este tema e divulgar a necessidade de estratégias para a prevenção e melhor gestão de doenças renais.

O objetivo final é promover a saúde da população, garantindo o acesso aos cuidados de saúde e incentivando a medidas e práticas que mantenham e melhorem a saúde renal.

Especificamente, a World Kidney Day apela a todos para que defendam medidas concretas em todos os países para melhorar os cuidados renais:

Incentivar e adotar estilos de vida saudáveis (boa hidratação, exercício físico, dieta saudável, evitar o tabaco, reduzir o consumo de sal e açúcar), fazer rastreios de doenças renais nos grupos de maior risco, garantir que os doentes renais recebam os cuidados de saúde de que necessitam para atrasar a progressão da doença.

 

Nesse âmbito, a ESSSM associa-se à APIR (Delegação do Norte) promovendo uma ação de sensibilização, prevenção dos fatores de risco da doença renal crónica, na Estação de Metro da Trindade, no Porto, entre as 9 e as 18 horas.

Nessa ocasião, serão realizados rastreios gratuitos, como a medição da tensão arterial e da glicose. Serão disponibilizados folhetos informativos sobre a doença renal crónica, de modo a esclarecer dúvidas associadas a esta patologia.

 

#diamundialdorim

#WorldKidneyDay

#ESSSM

#APIR