• título da imagem

Dia Mundial da Imunização

09 jun 2019

O Dia Mundial da Imunização (Vacinação)  é celebrado anualmente a 9 de junho.
O principal objetivo desta data é consciencializar a população sobre a importância das vacinas para prevenir doenças.
Portugal tem das mais elevadas taxas de cobertura vacinal em todo o mundo. Quando muitos países enfrentam a reemergência de ameaças outrora eliminadas, o nosso país consegue garantir uma cobertura vacinal capaz de nos proteger a todos enquanto grupo, comunidade.
O sarampo é um exemplo que chega por si. Segundo o boletim do Programa Nacional de Vacinação deste mês, aos dois anos de idade 99% das crianças estavam imunizadas com a primeira dose antissarampo e, entre os 6 e os 18 anos, a segunda dose tinha sido administrada entre 96% e 98% dos jovens.
Ou seja, «estas coberturas permitem manter o cumprimento dos objetivos do Programa Nacional de Eliminação do Sarampo e dos requisitos internacionais» e «Portugal poderá manter o estatuto de país com a eliminação do sarampo, reconhecido pelo OMS desde 2012 e certificado desde 2015», explicam os peritos da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Mas há outros exemplos além do ameaçador e contagioso sarampo: «Observou-se um aumento das coberturas vacinais em relação aos valores do ano anterior para todas as vacinas, doses e idades avaliadas.» Nos mais pequenos, «todas as vacinas e doses avaliadas até aos 7 anos de idade atingem o objetivo de 95% de cobertura.» E com a vacinação feita sem atrasos, sobretudo no primeiro ano de vida, precisamente um dos mais importantes para a proteção da criança.

Para saber mais, consulte:
Parabéns aos pais Portugueses!
#diamundialdaimunização