Quem passou pelo hall de entrada da ESSSM não lhe ficou indiferente. O vitral de São Francisco de Assis, da autoria de Alice Fernandes que desde esta semana se impõe a quem entra na escola lembra a todos que ali entram que estão numa casa franciscana com tudo o que isso implica de valores e práticas na construção de relações fraternas com os outros e ao serviço dos mais pobres e desfavorecidos.

 

Alice Fernandes, nasceu no Porto. Licenciou-se em 1990 em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Tem vindo desde 1998 a dedicar-se à conceção e execução de vitrais, essencialmente para igrejas, contando já com diversos projetos realizados em igrejas situadas em Vale de Cambra, Vila Nova de Gaia, Paredes e Penafiel. Considera o vitral uma das técnicas artísticas que mais confia na luz e que melhor traduz o indizível mistério que é Deus.

 

Mensagem de Alice Fernandes sobre o Vitral

O projeto para vitral está quase sempre condicionado pelas dimensões/proporções das janelas, do espaço a que se destina, do tema a que está muitas vezes subordinado e ainda, e sobretudo, pela técnica em que é executado o que pressupõe propostas de corte do vidro e posterior montagem com fio de chumbo. Contudo, estas condicionantes são também desafios e oportunidades que tornam o projeto em si mais aliciante. O vitral dedicado a São Francisco encomendado pela Escola Superior de Saúde de Santa Maria, não foi exceção.

Procurei salientar na composição e na representação simbólica de S. Francisco com o pássaro, a simplicidade do gesto de quem ama, protege e cuida todas as criaturas.

 

“A arte é obra humana e a natureza é obra de Deus” Hegel