Semana Mundial da Alergia

A Semana Mundial da Alergia é uma iniciativa anual da Organização Mundial da Alergia (WAO), juntamente com suas Sociedades Membros, para aumentar a consciencialização sobre as doenças alérgicas e distúrbios relacionados e defender a provisão de práticas e recursos no diagnóstico, tratamento e prevenção destas.

Este ano, a Semana Mundial da Alergia 2020 ocorrerá de 28 de junho a 4 de julho de 2020 e se concentrará no tema: “O tratamento da alergia não para com a COVID-19”. Embora as alergias não sejam um fator de risco para contrair a doença, algumas delas podem tornar-se um fator agravante para uma pessoa que contraia a Covid-19.

Na Semana Mundial da Alergia, a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) vai abrir as suas redes sociais a sessões diárias de perguntas e respostas. Cada dia estará em destaque uma doença alérgica e dois especialistas disponíveis, em direto, para responder às dúvidas e preocupações dos doentes.

De segunda-feira, dia 29 de junho, a sexta-feira, dia 3 de julho, o “Consultório Online” terá as portas abertas entre as 21.00 e as 22.00 horas para esclarecer os doentes sobre temas como asma, rinite e sinusite, vacinas antialérgicas, urticária e eczema, anafilaxia e alergia a fármacos e alergia alimentar. Se tem dúvidas sobre alguma destas patologias, pode enviar as suas questões em formato vídeo ou por escrito para a caixa de mensagens da página de Facebook da SPAIC ou para o e-mail spaicinforma@gmail.com.

“Esta iniciativa surge em resposta às múltiplas mensagens enviadas para a SPAIC através das redes sociais durante o período de confinamento, revelando as preocupações e receios de doentes e seus familiares em relação aos riscos da Covid-19, mas também em relação a situações de agudização das suas doenças alérgicas de base”, explica a SPAIC.

 #semanamundialdaalergia