A Escola Superior de Saúde de Santa Maria associa-se à Semana Internacional do Acesso Aberto, que decorre de 21 a 27 de outubro de 2019. Este ano subordinada ao tema: “Aberto para quem? Equidade em Conhecimento Aberto”. – (Open for Whom? Equity in Open Knowledge).

Estabelecida pela SPARC e parceiros da comunidade estudantil em 2008, a Semana Internacional de Acesso Aberto (Open Access Week) é uma oportunidade de tomar medidas para tornar a aberto o padrão da pesquisa, aumentar a visibilidade dessa produção, acelerar a pesquisa, e transformar avanços em vidas melhores.

Segundo a SPARC, encontramo-nos num momento crítico. As decisões que tomarmos agora – individual e coletivamente – moldarão fundamentalmente o futuro por muitos anos. À medida que a abertura se torna o padrão, todas as partes interessadas devem ter a intenção de projetar esses novos sistemas abertos para garantir que sejam inclusivos, equitativos e atendam verdadeiramente às necessidades de uma comunidade global diversificada. Perguntar a nós mesmos e aos nossos parceiros “abertos para quem?” Ajudará a garantir que as considerações de equidade se tornem e permaneçam centrais nesse período de transição.

A natureza global e distribuída da Open Access Week volta a desempenhar um papel particularmente importante no tema deste ano. Estratégias e estruturas para a abertura do conhecimento devem ser co-desenhadas dentro e com as comunidades que servem – especialmente aquelas que são frequentemente marginalizadas ou excluídas dessas discussões.

A Semana Internacional de Acesso Aberto é uma oportunidade importante para catalisar novas conversas, criar conexões entre as comunidades que podem facilitar esse co-design e avançar no progresso para construir fundações mais equitativas para a abertura do conhecimento – discussão e ação que devem continuar durante o ano.

O SDIB – Serviço de Documentação, Informação e Biblioteca divulga e promove o Acesso Aberto através da difusão de conteúdos alusivos ao tema e sensibilizando a comunidade académica para os benefícios do acesso livre à publicação científica.

 

#oaweek #acessoaberto2019