Sara Brito, estudante da Pós-Graduação em Instrumentação Cirúrgica, referiu que tinha como objetivo trabalhar em contexto de bloco operatório, já o conseguiu, destaca na entrevista a importância da PG para obter conhecimentos específicos neste contexto.

ESSSM –  Porque decidiu inscrever-se na Pós – Graduação em Instrumentação Cirúrgica (IC)?

SB – Quando me inscrevi na Pós-Graduação em IC ainda me encontrava à procura do primeiro emprego, visto que terminei o curso de Licenciatura em Enfermagem nesse mesmo ano. Nessa altura optei por continuar a minha formação até porque o meu grande objetivo era um dia trabalhar em contexto de bloco operatório, o que felizmente vim a conseguir no passado mês de janeiro. No meu ponto de vista, é uma mais valia porque a realidade dos profissionais de enfermagem que entram para o bloco sem os conhecimentos específicos nesta área, aprendem com os mais experientes e, por vezes, nem sempre o que vemos fazer é o mais “correto”. Os conhecimentos transmitidos ao longo da PG e a partilha com os colegas estudantes ou professores, estimularam a nossa opinião crítica sobre diversas situações, sendo ambos extremamente úteis.

ESSSM – A PG em Instrumentação Cirúrgica tem correspondido às suas expectativas?

SB – Sim, pessoalmente estou a gostar bastante! A escola, juntamente com o Hospital de Santa Maria e todos os profissionais que lecionaram as aulas, têm sido bastante disponíveis. Destaco, claramente, o papel da Professora Beatriz Edra que foi o nosso pilar e sempre esteve bastante presente ao longo de toda esta etapa, tentando perceber as nossas dificuldades e responder prontamente às nossas necessidades, semana após semana.

ESSSM – De todas as sessões, tem alguma favorita?

SB – Devido ao gosto pessoal pelas especialidades, realço as aulas de ortopedia e cirurgia geral. Penso que os workshops foram uma mais valia para aplicar os conhecimentos teóricos até porque nos possibilitou o manuseio de todo o instrumental.

ESSSM – Até agora, como avalia a PG em Instrumentação Cirúrgica na ESSSM?

SB – Penso que a Pós – Graduação foi bem explorada, apesar de algumas especialidades terem poucas horas de formação. Contudo, penso que ainda assim seja bastante útil uma vez que mesmo sendo menos horas forneceram-nos alguma base acerca da especialidade e para quem está a começar, sem dúvida que faz a diferença.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *