Outubro Rosa na ESSSM

O Mês de outubro é assinalado por duas efemérides: a 15 de outubro assinala-se o Dia Mundial da Saúde da Mama e a 30 de outubro o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama. É no período compreendido entre estas datas que a Liga Portuguesa Contra o Cancro desenvolve o movimento “Outubro Rosa” procurando incentivar à prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.   

O cancro da mama é o cancro mais comum na mulher portuguesa afetando a pessoa diagnosticada, mas também a sua família e amigos.  A taxa de sobrevivência tem aumentado, contudo, em 2018 morreram cerca de 1.748 mulheres com cancro da mama em Portugal.   Os estilos de vida saudáveis (alimentação saudável, prática de exercício físico) são fatores protetores do cancro da mama.   

A prevenção é fundamental quando se pretende evitar qualquer dor ou doença da mama. O autoexame é a forma mais simples de detetar tumores nas fases iniciais e só demora alguns minutos. Faça a mamografia e, quando adequado, ecografia. Compareça ao rastreio do cancro da mama, quando convocada, sobretudo a partir dos 45 anos.   

A ESSSM está mais uma vez a apoiar a Liga Portuguesa Contra o Cancro na 6.ª edição do movimento Outubro Rosa que procura sensibilizar a população para a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.  

Dadas as restrições de segurança inerentes à COVID-19, este ano, não podemos realizar a já tradicional “Banquinha” de venda de produtos, porém queremos continuar a ser solidários com esta causa, assim temos disponíveis para venda Máscaras Outubro Rosa, sendo que o valor integral das vendas reverterá a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro. 

Para além disso, toda a comunidade académica pode dar um pequeno contributo para que todos juntos possamos fazer uma doação em nome da Escola Superior de Saúde de Santa Maria!  

 

Para mais informações pelo email.

Contamos com o teu mergulho na Onda do Outubro Rosa!