Dia Mundial Sem Tabaco

Dia Mundial Sem Tabaco

Todos os anos, no dia 31 de maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) celebra o Dia Mundial Sem Tabaco (WNTD). É uma oportunidade para aumentar a consciencialização sobre os efeitos nocivos e mortais do uso do tabaco e da exposição ao fumo passivo, e para desencorajar o uso do tabaco em qualquer forma.
O tema do Dia Mundial Sem Tabaco de 2020 é:” Protegendo os jovens da manipulação da indústria e impedindo-os do uso de tabaco e nicotina”. Pretende-se aumentar a consciencialização sobre a interferência da indústria do tabaco e envolver os jovens na comunicação dos perigos da interferência da indústria do tabaco.

Segundo dados de 2015, 17% dos jovens entre 15 e 24 anos fumam em todo o mundo. Na região europeia, 11,5% das meninas e 13,8% dos meninos entre 13 e 15 anos são consumidores de tabaco. Embora isso tenha diminuído ao longo dos anos como resultado de esforços da comunidade de controlo do tabaco, mais deve ser feito para proteger esses grupos vulneráveis.
Como a indústria do tabaco está ciente, uma pessoa que começa a fumar antes dos 20 anos de idade não só tem mais probabilidade de desenvolver um vício, como também pode ter uma capacidade prejudicada de exercer controlo sobre o tabagismo mais tarde na vida. A indústria vende voluntariamente uma dependência mortal para os jovens e, com a proteção dos jovens como tema central do Dia Mundial Sem Tabaco 2020, 31 de maio, é uma oportunidade de mostrar as melhores práticas para combater esses esforços.

O Dia Mundial Sem Tabaco 2020 demonstrará como os jovens podem ser capacitados para assumir o controlo de sua saúde e rejeitar a dependência do tabaco. O Dia Mundial Sem Tabaco também pede à comunidade de controlo do tabaco que proteja esses grupos por meio de campanhas e intervenções em toda a sociedade, desenvolva resiliência entre a próxima geração de jovens contra o tabaco e avance firmemente em direção a um futuro sem tabaco.
Mais informações sobre este dia aqui
#diamundialsemtabaco