Dia Nacional do Dador de Sangue

O Dia Nacional do Dador de Sangue comemora-se a 27 de Março, e foi instituído através da Resolução do Conselho Ministros nº 40/86, tendo como objetivo reconhecer a importância da contribuição, desinteressada, dos Dadores Benévolos de Sangue, para o tratamento de doentes.

Este ano, em pleno surto do vírus COVID 19, em que segundo os dados do Instituto Português do Sangue, a colheita de sangue baixou 27% nas primeiras semanas de março, a dádiva torna-se essencial à vida dos doentes nos Hospitais que necessitam de componentes sanguíneos para viver.

A ESSSM apela a todos os docentes, colaboradores e estudantes que doem sangue para que este não falte. Para sua segurança agende a sua dádiva de sangue através do tel: 225083400 (Instituto Português do sangue-Porto)

 

Quem pode doar sangue?

Podem doar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos. Para uma primeira dádiva, o limite de idade é 60 anos.

Os potenciais dadores deverão, sempre, dirigir-se ao local da inscrição devidamente identificados e cumprir os seguintes requisitos:

Não estar em jejum nem no período da digestão;

Não ter recebido transfusões de sangue desde 1980.

A dádiva de sangue é benévola e não remunerada. A doação de sangue pode ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens.

 

Instituto Português do Sangue – Porto
Rua de Bolama, n.º 133 (Em frente ao Parque do Covelo)

4200-139 Porto 
Dádivas só com marcações: 225083400

 

#dianacionaldosangue #esssm #ficaemcasa