Dia Mundial das Bibliotecas

A 1 de Julho celebra-se o Dia Mundial das Bibliotecas. Este dia visa enaltecer a importância da leitura na educação e formação das pessoas. A Escola Superior Saúde Santa Maria dispõe do Serviço de Documentação, Informação e Biblioteca, que fornece apoio científico, pedagógico e de investigação nos domínios da informação e da documentação, e que tem como missão recolher, tratar, organizar e facultar os recursos/informação necessários ao melhoramento da qualidade do processo ensino/aprendizagem e da investigação científica a todos os professores, investigadores e estudantes da Escola.

A leitura desempenha um papel preponderante na promoção do desenvolvimento cultural, científico, político e, consequentemente, económico e social dos povos e das pessoas.

Para celebrar o Dia Mundial das Bibliotecas comece a ler um livro, os benefícios são muitos, segundo a ciência:

Alarga o vocabulário

Nenhuma atividade expõe uma pessoa a maior e mais diversificada quantidade de palavras, é a leitura que aporta um vocabulário mais alargado, indica um estudo da Universidade da Califórnia.

Desperta a inteligência

A ciência já mostrou que a genética e a educação são fatores que influenciam a inteligência, sendo que ler é uma das principais fontes de conhecimento.

Previne Doenças

Inúmeros estudos indicam que a leitura estimula os “músculos” do cérebro e torna-os mais fortes, podendo atuar como fator preventivo em doenças degenerativas como o Alzheimer.

Reduz o Stress

Ler é um hábito que pode ser cultivado.

 

#diamundialdasbibliotecas #essaúdesantamaria #aquisomosfelizes