Dia Mundial da Prematuridade

A 17 de novembro, comemora-se o Dia Mundial da Prematuridade. Também conhecido como o Dia Internacional da Sensibilização para a Prematuridade, a data é promovida pela EFCNI – European Foundation for the Care of Newborn, uma plataforma criada em abril de 2008, a nível europeu, e constituída por pais e profissionais de saúde com o propósito de dar voz aos recém-nascidos prematuros, bem como às suas famílias. 

Em 2020 esta efeméride assinala o seu 12º aniversário e tem como mote: “Together for babies born too soon – Caring for the future“- Juntos para bebés nascidos muito cedo – Cuidando do futuro.  

Esta data visa aumentar a consciencialização para os nascimentos prematuros, mortes e sequelas devidas à prematuridade, assim como para medidas simples, comprovadas e eficientes que poderiam preveni-los. 

O bebé prematuro caracteriza-se pela imaturidade do seu organismo, tornando-o mais vulnerável a determinadas doenças e, também, mais sensível a determinados fatores externos, como a luz e o ruído. Os principais problemas médicos dos recém-nascidos prematuros estão relacionados com a sua imaturidade respiratória e metabólica. A pele é também mais fina que a do recém-nascido de termo. 

Além da cor roxa, que significa sensibilidade e excecionalidade, a meia tornou-se um símbolo do Dia Mundial da Prematuridade. O pequeno par de meias roxas – emolduradas por nove meias infantis de tamanho normal – simboliza: 1 em cada 10 bebés nasce prematuro, em todo o mundo. 

Mais informações sobre este dia aqui