Dia Mundial da Lavagem das Mãos

A 15 de outubro celebra-se o Dia Mundial da Lavagem das Mãos. Esta data surgiu como meio de combater a mortalidade infantil: o pequeno gesto de lavar as mãos com sabão reduz a taxa de mortalidade infantil derivada de diarreias e de infeções respiratórias.

Todos os anos, o Dia Mundial da Lavagem das Mãos serve como uma oportunidade para aumentar a consciencialização e a compreensão da lavagem das mãos com sabonete como uma forma eficaz e acessível de prevenir doenças e salvar vidas. A atual pandemia de Covid 19 destacou o papel relevante que a higiene das mãos desempenha na transmissão de doenças e a necessidade de ações imediatas na higienização das mãos quer em ambientes públicos ou privados para responder e controlar a pandemia COVID-19.

O tema do Dia Mundial da Lavagem das Mãos em 2020 é “Higiene das Mãos para Todos”. Atualmente 40% da população mundial não tem acesso a um equipamento básico para lavagem das mãos. A higiene das mãos deve tornar-se um assunto de todos. É necessário aproveitar o momento atual para fazer da higiene das mãos, um pilar das intervenções de saúde pública pós pandemia e criar uma cultura de higiene das mãos.

Além de prevenir e atenuar as infeções, o hábito de lavar as mãos com sabão fomenta a segurança de pacientes, profissionais e de todas as pessoas com as quais se convive no dia-a-dia. 

Após lavar as mãos algo que é muitas vezes esquecido é a importância de secá-las – sendo que se trata de um gesto fundamental para que a limpeza seja realmente eficaz. Secar as mãos remove a humidade e envolve o atrito, o que reduz ainda mais a carga microbiana e a transferência de microrganismos. Tendo em atenção que a propagação de micróbios é mais provável de ocorrer na pele húmida do que na pele seca.

A Escola Superior de Saúde Santa Maria salienta a relevância deste simples ato, especialmente nesta altura em que lavar bem as mãos é uma das atitudes mais eficazes para prevenir a COVID 19 divulgando um pequeno vídeo explicativo da lavagem correta das mãos.

Assista ao vídeo aqui

#diamundialdalavagemdasmãos #esssm #covid19