Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

O Dia Mundial da Consciencialização do Autismo é comemorado no dia 2 de abril, data definida pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo prende-se com a necessidade de esclarecer a população mundial sobre o Autismo.

O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por Transtornos do Espectro Autista (TEA). Consiste num distúrbio neurológico caracterizado pelo comprometimento da interação social, comunicação verbal e não-verbal e comportamento restritivo e repetitivo. Afeta o processamento das informações no cérebro, alterando a forma como as células nervosas e as sinapses se organizam.

Este ano, em virtude do surto de COVID 19, os principais eventos programados para assinalar esta data foram adiados, sendo substituídos por atividades on line como por exemplo: colocar na página de  facebook ou blog  cores azuis e atualizar o estado com frases alusivas ao Autismo.

 É conhecido que as crianças com TEA incorrem frequentemente em situações traumáticas e de que apresentam inúmeras vulnerabilidades a situações traumáticas. No entanto, pouco se sabe como as pessoas com um diagnóstico de TEA reagem aos acontecimentos de vida traumáticos. Nomeadamente, a acontecimentos como este pelo qual estamos a passar no decorrer do surto de  Covid 19.

Se cuida de uma criança ou tem um membro da família com autismo, é importante conversar com eles sobre o coronavírus para garantir que eles tenham as informações necessárias, mas sem assustá-los desnecessariamente. A orientação de especialistas para falar sobre eventos assustadores também se aplica:

Converse com seus filhos antes que eles ouçam sobre isso em outro lugar, para que você possa entender o que eles sabem e fornecer fatos adequados à idade e ao entendimento deles.

Comunique-se da maneira que seu filho preferir, como fotos ou histórias. Esta história de ensino da gripe pode ser útil.

Permita que seu filho processe as informações. Isso pode significar que eles “se destacam” ou falam sobre tópicos temerosos, mas você pode estar disponível para tranquilizá-los e responder a perguntas.

Comunique-se com o seu sistema de suporte, incluindo contatos da escola, profissionais de saúde e grupos de apoio.

Esteja atento a mudanças na rotina ou outros sinais de sofrimento. Seu filho pode precisar de apoio adicional se estiver stressado ou ansioso.

Seja uma fonte de tranquilidade e positividade para ajudar seu filho a se sentir seguro em situações assustadoras.

 Em Portugal, existem algumas entidades dedicadas a esta realidade, como por exemplo, a Vencer Autismo, sediada no Porto, que desde 2010  se empenha em ajudar as famílias com Autismo. Conheça esta associação pelas palavras de  Joe Santos, co-fundador.