Dia Internacional dos Museus

O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de maio, foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, no sentido de contribuir, junto da sociedade, para uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento.

Em 2020, com o objetivo de promover a diversidade e a inclusão nas instituições culturais, o ICOM apresenta o tema “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”.

Hoje em dia, muitas são as disparidades que podem ocorrer dentro dos museus e entre estes e os seus visitantes, relacionadas com os mais diversos fatores: origem étnica, género, orientação e identidade sexual, origem socioeconómica, nível de educação, capacidade física, ideias políticas e crenças religiosas.

Tendo em conta o seu papel social, os museus podem incentivar de forma relevante a diversidade e a inclusão, desenvolvendo experiências significativas para pessoas de todas as origens.

Assim, não obstante os constrangimentos impostos pela atual conjuntura, a Direção-Geral do Património Cultural convida os espaços museológicos da Rede Portuguesa de Museus a associarem-se a estas comemorações.

De modo a que, também este ano, possamos celebrar conjuntamente esta data, poderão todos participar em moldes diferentes dos habituais, nomeadamente através da partilha de visitas e exposições virtuais, apresentações, filmes e todo o tipo de iniciativas que possam ser divulgadas on-line.

Conheça todos os museus que fazem parte do evento deste ano aqui.

#diainternacionaldosmuseus