É importante terminar com os preconceitos em relação às pessoas com paralisia cerebral. Comumente as alterações visíveis são associadas a dificuldades intelectuais, observando-se atitudes de infantilização, superproteção e isolamento.

A Paralisia cerebral é…

Uma lesão neurológica geralmente causada pela falta de oxigénio no cérebro, fatores de risco obstétrico e pediátrico, traumatismo cránio-encefálico, infeções cerebrais, que se manifestam por um conjunto de distúrbios motores que implicam limitações funcionais, podendo também surgir perturbações na linguagem, visão e audição.

Incluir é fundamental…

As dificuldades que, em maior ou menor grau, interferem na concretização, de forma independente, das atividades de vida diária, da participação na vida social e laboral, limitam a qualidade de vida dos seus portadores. Apesar de todas estas alterações não é condição obrigatória existirem dificuldades a nível mental.

A sociedade deve ser capaz de…

Eliminar barreiras físicas, sensoriais e organizacionais e, sobretudo, aumentar o conhecimento dos cidadãos relativamente a esta condição, para se tornar inclusiva. Deve fomentar-se a utilização de novas tecnologias para a inserção das pessoas com paralisia cerebral no mundo da escola e no mundo do trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *