Pós-Graduação em Emergência, Trauma e Catástrofe


 

APRESENTAÇÃO

Uma Emergência é, por definição, “toda a situação clínica de instalação súbita, em que existe, estabelecido ou eminente, o compromisso de uma ou mais funções vitais.”  (Direção Geral de Saúde, 2001)

Para o Profissional de Saúde que exerce a sua atividade em Serviços de Emergência deverá ser exigida uma preparação específica e diferenciada em vários domínios, atendendo às variadíssimas tarefas por si executadas, desde a receção, assim como na operacionalização de protocolos de abordagem do Doente em Situação Critica. Por isso, exige-se sólidos conhecimentos teórico-práticos; competência técnica e rapidez de execução em gestos “life-saving”, o controle emocional em situações agudas, assim como sensibilidade para o apoio psicológico ao utente e família.

A formação específica é fundamental para melhorar a eficiência da atuação das equipas envolvidas, permitindo agir em situação de emergência com a máxima eficácia para o doente.

Assim, parece que estão criadas as condições para implementar um programa de formação dirigido a esta área do Saber em Saúde tão exigente, apelativa e promissora.

 

Coordenador do curso:

Prof. Mário Lopes

mario.lopes@santamariasaude.pt

Curriculum Vitae

 

DATA DE INÍCIO

12 de outubro de 2018

 

AULAS

Sexta-feira de tarde

Sábado de manhã e, ocasionalmente, de tarde

 

Duração

O curso terá a duração de 10 meses, 350 horas de contato, 30 ECTS.

 

DESTINATÁRIOS

Licenciados em Enfermagem e outros profissionais de saúde interessados em desenvolver múltiplas competências indispensáveis para prestar cuidados em situações de emergência, trauma e catástrofe numa fase pré-hospitalar e hospitalar.

Para módulos isolados podem concorrer cidadãos de qualquer área de formação/profissional.


Plano de Estudos

 


Propinas

Taxa de candidatura: 25€ (valor a devolver caso o curso não abra)

Propina: 210€ (10 mensalidades) - Neste valor estão incluídas a matrícula e toda a certificação final.

- Possibilidade de inscrição a módulos isolados.


Corpo Docente

Ver o corpo docente da Pós-Graduação em Emergência, Trauma e Catástrofe aqui.

 


Horários

 


 

Para mais informações

Dr.ª Mónica Mendes
ingresso@santamariasaude.pt
225098664

 


NOTA

Os módulos podem ser frequentados de forma isolada, sem necessidade de frequência da totalidade do curso, por cidadãos de qualquer área de formação/profissional. Neste caso será atribuído um diploma com a designação do módulo realizado. Os interessados deverão solicitar informações adicionais ao coordenador do curso.